terça-feira, 12 de julho de 2011

História dos Jogos Regionais

Os Jogos Regionais são disputados pelas representações municipais do estado de São Paulo e realizados anualmente pela Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, em conjunto com os municípios-sede. Normalmente são realizados no mês de julho. As competições são realizadas em oito regiões esportivas.

Os Jogos Regionais tiveram início em 1950, na cidade de Presidente Prudente, oeste do estado com a finalidade da revelação de novos talentos. Desde aquela época, os campeonatos que se realizavam em algumas regiões paulistas evoluíram e se tornaram eliminatórios para Jogos Abertos do Interior.

Em 1953, os Jogos do IV Campeonato Aberto da Alta Sorocabana que havia voltado a ser em Presidente Prudente, foram incluídos no calendário oficial de eventos esportivos do Departamento de Educação Física do Estado de São Paulo (DEFE), atual Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer do Estado de São Paulo.

Nesta edição participaram 1200 jovens, de 22 municípios e foram disputadas as modalidades de basquetebol, voleibol, tênis de mesa, atletismo, ciclismo, xadrez e beisebol.

Nesse ano, também foi oficializado pelo calendário do DEFE os II Jogos Nordestinos, que reuniram em Araçatuba dezesseis cidades e cerca de mil atletas, tendo ainda a participação do município de Campo Grande (MS). A denominação oficial só foi instituida em 1956.

Em 1957 além dos Jogos Nordestinos, que foi realizado em Campo Grande (MS) e do Campeonato Aberto da Alta Sorocabana, surgiu oficialmente os Jogos do Vale do Paraíba, com primeira cidade sede São José dos Campos e os Jogos Araraquarense que aconteceu de forma não oficial, mas em colaboração da DEFE, na cidade em São José do Rio Preto.

Em 1958, a região dos Araraquarenses teve seus Jogos oficializados e, em caráter experimental, o DEFE organizou os Jogos da Paulista e Alta Paulista e da Média e Alta Mogiana, e no ano seguinte, 1959, a organização oficial dos Jogos Regionais do interior com o Estado de São Paulo sendo dividido em oito (8) regiões: Alta Sorocaba, Nordestino, Vale do Paraíba, Araraquarenses, Média e Alta Mogiana, Paulista e Alta Paulista.

Em 1962, com o crescimento dos eventos e do interesse da comunidade esportiva de São Paulo, os Jogos Regionais passaram a abranger, além dessas oito regiões citadas, mais duas áreas, o Litoral e a Zona Sul.

A partir de 1984, os Jogos Regionais passaram a ser disputados em seis zonas. Foram desmembrados os Jogos Regionais da Zona Sudeste, criando-se os Jogos Regionais do Vale do Paraíba e Litoral Norte, ficando assim estruturados: Zona Norte; Zona Leste; Zona do Vale do Paraíba e Litoral Norte; Zona Sudeste; Zona Centro-oeste. A partir de 1988, os Jogos Regionais passaram a ser realizados por regiões esportivas. Atualmente, com a emissão da Portaria G. CEL 08/2004, os Jogos foram divididos em 8 oito regiões esportivas com suas subdivisões.

Os Jogos Regionais, durante todos esses anos, têm alcançado seu objetivo de promover a massificação e o intercâmbio esportivo, contando com um número, cada vez maior, de atletas e de municípios inscritos, revelando valores como Hortência Marcari e Paula, no basquetebol, Aurélio Miguel, no Judô, e Cláudio Kano, no Tênis de Mesa, entre outros.

O brilho de muitas equipes como de voleibol e ciclismo, do Pirelli, o basquetebol masculino, de Franca e de Rio Claro, e o feminino, de Sorocaba e de Piracicaba, do voleibol, da Olimpikus, entre tantas outras, conferem um espetáculo à parte, para os aficionados do esporte amador, que têm, neste certames, a oportunidade de aplaudir, de perto, grandes estrelas do cenário esportivo nacional.

Os jogos são sempre realizados, no mês de Julho, para que coincidam com as férias escolares e as escolas possam ser utilizadas como alojamentos ou até como instalações esportivas.

Nenhum comentário: